O técnico do Ferroviário da Beira, Hélder Duarte, foi suspenso por vinte dias e multado em 75 mil meticais pelo Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana por alegadamente proferir palavras injuriosas contra a equipa de arbitragem do jogo entre a sua equipa e o Costa do Sol.
O fervoroso “Caldeirão” do Chiveve viveu, no passado domingo, momentos de grande emoção e tensão no duelo mais importante da 15.ª jornada do Moçambola-2023.
Com a luta pela liderança da prova em causa (o Ferroviário da Beira precisava vencer para ascender ao primeiro lugar, após o empate a zero da Black Bulls com os “locomotivas” de Quelimane), não faltaram excessos, sendo que um dos protagonistas foi Hélder Duarte que adoptou atitude incorreta e proferiu palavras injuriosas contra a equipa de arbitragem.
Ainda no calor das emoções, Artur Faria, director Desportivo do Ferroviário da Beira, invadiu o campo e usou expressões grosseiras contra o árbitro principal.
Analisados os factos, o Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol decidiu sancionar Hélder Duarte com “vinte 20 dias de suspensão e ainda uma muita de 75 mil Meticais por adoptar atitude incorreta e proferir palavras injuriosas contra a equipa de arbitragem”
Por sua vez, Artur Faria “apanhou” uma “multa de 100 mil Meticais “por ter adoptado atitude incorrecta, invadindo o terreno do jogo usando expressões grosseiras contra o árbitro principal João Nhatave”.
No capítulo das penalizações, o Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol aplicou uma multa de 5 mil Meticais ao avançado do Costa do Sol Richard Mbulu, por ter sido admoestado o cartão amarelo pela quinta vez no Moçambola.
O Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol multou, semana passada, o treinador da Black Bulls, Custódio Gune, em 75 mil Meticais “por ter adoptado atitude incorrecta, proferindo palavras injuriosas para contra a equipa de arbitragem” no desfecho da partida entre os “touros” e o Ferroviário de Nacala, inserido na 14ª jornada do Moçambola-2023. Os “touros” perderam com os “locomotivas” de Nacala por 2-1.