O País – A verdade como notícia

Gueta Chapo garante escolas técnicas para criar oportunidades de emprego em Messica

Foto: O País

Messica terá escolas de formação técnico-profissional para garantir oportunidades de emprego para os jovens que concluíram o ensino básico geral. A promessa é de Gueta Chapo, esposa do candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, que está em campanha na província de Manica.

Foi a vez de Messica, em Manica, onde Gueta Chapo foi pedir votos com a promessa de melhores condições de vida, sobretudo para os jovens que já concluíram o ensino secundário básico. Mas, esse problema, segundo a esposa do candidato presidencial da Frelimo, está entre as preocupações prioritárias da agenda de governação de Daniel Chapo, caso seja eleito.

“Chapo sabe que, aqui em Messica, os jovens têm falta de emprego e, quando há emprego, não são todos que trabalham. Chapo sabe que, quando os jovens concluem a 12a classe, também não conseguem ter emprego, não conseguem ir à faculdade para fazer licenciatura, porque os pais não têm dinheiro para pagar as propinas. Mas, para resolver esse problema, o nosso candidato vai colocar escolas técnico-profissionais para que os nossos filhos aprendam a saber fazer”, prometeu Guetta.

A primeira-dama, e também Presidente da Organização da Mulher Moçambicana, Isaura Nyusi, reforçou a promessa e recordou que só poderá ser concretizada se a população de Messica apostar e acreditar na continuidade do desenvolvimento que Chapo vai trazer para os moçambicanos. “O nosso candidato, Daniel Francisco Chapo, vai continuar os programas de desenvolvimento”, acrescentou.

Gueta Chapo nasceu em Dondo, na província de Sofala, mas, depois dos dois anos de idade, com a mudança da sua família para Messica, onde passou a sua infância, também aproveitou o momento para apresentar a sua mãe, que é “muito” conhecida naquele distrito.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos