O representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Dimitri Polianski, anunciou , ontem, que o Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião sobre a Ucrânia na próxima semana, a pedido de Moscovo.
“Não vou entrar em detalhes sobre o que acontecerá no Conselho de Segurança, deixemos que os nossos opositores vivam na ignorância por enquanto”, disse, citado pela imprensa internacional.
A Rússia convocou ainda para 20 de Janeiro uma outra reunião, mais informal, do Conselho de Segurança da ONU sobre o bombardeamento ucraniano, em Dezembro, de zonas controladas pelas forças russas na região de Donbass, no leste da Ucrânia.
Segundo Polianski, a Rússia decidiu convocar uma reunião porque hoje o Conselho de Segurança irá debater, a pedido do Japão, “o Estado de Direito entre as nações” e, na sexta-feira, a situação na Ucrânia. O diplomata russo disse temer que a discussão aconteça “com tons antirrussos”.
“Os nossos antigos parceiros ocidentais farão todo o possível para provar que todos os problemas do mundo começaram precisamente em 24 de Fevereiro de 2022. Claro que nos iremos opor”, disse Polianski.