O antigo Presidente da República, Armando Guebuza, é uma das altas personalidades presentes na tomada de posse de Daniel Chapo, na Praça da Independência, na Cidade de Maputo. Falando à imprensa, Guebuza afirmou que espera que o quinto Chefe de Estado moçambicano absorva a realidade de tensão que Moçambique enfrenta nos últimos meses.
Questionado pelos jornalistas, Armando Guebuza disse ainda que espera que Daniel Chapo possa fazer o milagre que todos esperam que ele faça.
Na Praça da Independência também intervieram mais convidados. Como o Antigo Procurador Geral da República, Augusto Paulino, para quem o trabalho com as leis é fundamental para a construção do Estado democratico.
Por sua vez, o acadêmico Jamisse Taimo defendeu a abertura ao diálogo por parte de todos os actores políticos, a partir do momento da tomada de posse Daniel Chapo.
Taimo lembrou que a abertura ao diálogo é fundamental porque o país, como o mundo em geral, encontra-se numa situação de crise econômica profunda. Logo, sem estabilidade, o investimento que seria para o desenvolvimento, pode ter que ir para resolução dos conflitos, o que não iria priorizar a paz almejada para se dar o salto de qualidade.