O antigo Presidente da República, Armando Guebuza, diz que é necessário combater a ideia de que os africanos são corruptos só por serem africanos. Guebuza diz que essa foi uma das formas que o colonialismo encontrou de reduzir a auto-estima dos africanos. Para já, o antigo estadista diz que é preciso que a educação seja baseada na cultura local para que os moçambicanos não percam a sua essência.
Unidade Nacional e auto-estima, dois assuntos, que para Armando Guebuza, o colono agrediu como forma de tornar o povo moçambicano inferior. Umas das primeiras coisas foi dizer que os africanos são, por inerência, corruptos.É uma narrativa criada pelo colono.
Guebuza explicou como é que o colono atacou os africanos, através da ridicularização dos nomes. Para Guebuza, é aí onde começa a perda de identidade, de cultura e língua e isso, não parou com a independência, a globalização veio trazer outras formas.
Defende uma educação baseada na nossa cultura para que os moçambicanos possam ser o que querem ser.
O antigo Presidente da República falava esta sexta-feira na oficina de linguística em comemoração do dia internacional da língua materna. Um evento organizado pelas universidades Pedagógica e Eduardo Mondlane.