Moçambique ocupa o terceiro lugar, no mundo, de países com maior número de pessoas infectadas pelo HIV, e o segundo em termos de número de novas infecções. Os dados foram apresentados hoje, pelo Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV/SIDA, que recomendou a criação de mecanismos de incremento ao financiamento doméstico de resposta ao HIV.
O parlamento apresentou, nesta terça-feira, o informe sobre a situação epidemiológica do HIV/SIDA em Moçambique. Segundo os dados apresentados pelo Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV, Moçambique é um dos países mais afectados pela epidemia do HIV no mundo com uma prevalência de 12.5% em adultos com mais de 15 anos, sendo mais alta nas mulheres (15%) que nos homens (9,5%) da mesma faixa etária.
Os mesmos dados mostram ainda que, embora o país tenha registado avanços nos últimos anos persistem desafios para o controlo da epidemia do HIV, “o que mostra a necessidade de esforços conjuntos, concertados e o envolvimento de todos os actores para melhorar o desempenho da resposta nacional”.