O Governo diz que já foram recolhidas amostras de bebidas alcoólicas de elevado teor em várias unidades de produção em todo o país e submetidas a análises laboratoriais para o controlo de qualidade. Neste momento, o Executivo assegura que há brigadas que estão a sensibilizar os comerciantes a retirarem as bebidas das prateleiras.
A produção e comercialização de bebidas alcoólicas de elevado teor no país, vulgo xivontxongo, voltou a merecer atenção do Conselho de Ministros, esta terça-feira. O Executivo assegura que estão a ser tomadas algumas medidas para regular a actividade e um dos primeiros passos é a constituição de brigadas a nível nacional para a recolha de amostras.
Segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, os resultados das análises laboratoriais poderão ser conhecidos nos próximos dias. Paralelamente, estão a ser levadas a cabo campanhas de fiscalização e sensibilização junto dos comerciantes tendo em vista a retirada das prateleiras todo tipo de bebida de alto teor alcoólico.
A medida inclui, igualmente, a proibição de venda de “xivotxongo” nas proximidades das escolas, bombas de combustível e respectivas lojas de conveniência, bem como nos parques, jardins, paragens de autocarros e táxis.