O Governo está a investir cerca de quatro milhões de meticais para a construção de um Aquaparque e disponibilizou uma máquina para a produção de ração destinada a alimentar peixe criado em cativeiro na província de Sofala.
Os distritos de Gorongosa e Dondo, localizados na província de Sofala, passarão a ser o foco de produção de peixe em cativeiro. Com efeito, o governo está a investir, através do fundo de fomento pesqueiro cerca de quatro milhões de meticais para a construção de um Aquaparque constituído por 60 tanques piscícolas em Gorongosa, que estão a ser geridos por uma associação agropecuária e produtores singulares.
Cada um dos tanques terá a capacidade para albergar 1.500 alevinos do peixe tilápia. As obras de construção dos tanques decorrem desde finais do ano passado e deverão ser concluídas dentro de dois meses. Cada tanque terá a capacidade para produzir 54 toneladas num ano o que renderá aos proprietários cerca de 110 mil meticais por ano.
Em paralelo a este projecto, o fundo de fomento pesqueiro entregou duas máquinas para a produção de ração nos distritos de Gorongosa e Dondo, neste último já existem tanques piscícolas. Falando à imprensa no Dondo, depois de visitar Gorongosa, o vice-ministro do Mar Águas Interiores e Pescas, referiu que as duas iniciativas visam tornar a aquacultura numa actividade comercial.
Para beneficiários o gesto do governo irá certamente galvanizar e incentivar a prática da actividade.