Mais de 78 mil famílias camponesas foram afectadas pelo fenómeno El Niño, devido à queda irregular das chuvas em Manica, o que ditou a perda de cerca de 80 mil hectares de diversas culturas. Para contornar a situação, produtores estão a receber pequenos sistemas de irrigação para não depender da chuva para semear.
Na última safra agrícola, os camponeses trabalharam a terra, mas esta pouco produziu. A queda irregular da chuva é apontada como principal causa, por isso o programa Manguana entregou equipamento, que inclui motobombas, pulverizadores, tubagens, regadores e tanques de água.
O director do Programa Manguana, que implementa a actividade, vincou que o mesmo não visa apenas entrega de kits de irrigação aos produtores e estes, por sua vez, consideram que a entrega do material de irrigação marca o fim do martírio a que estavam sujeitos.
O equipamento custou pouco mais de 25 milhões de Meticais, devendo beneficiar 75 produtores em Manica, concretamente nos distritos de Manica, Chimoio, Macate, Vanduzi, Sussundenga, Barue e Gondola e 37 produtores de Sofala.