O País – A verdade como notícia

Governo aliena 91% das acções do Estado na LAM

O Governo vai alienar 91% das acções do Estado na empresa Linhas Aéreas de Moçambique por negociação particular. O executivo autorizou, ainda, as empresas públicas EMOSE, CFM e HCB a adquirirem a participação do Estado na empresa.

Com o valor a ser arrecadado com a venda das acções do Estado, estimado em 130 milhões de Dólares, o Governo diz que pretende adquirir oito novas aeronaves e investir na reestruturação da empresa.

“Na verdade, aqui está a se dar uma forma indirecta de gestão desta empresa e o que se prevê é que estas empresas utilizem regras de gestão  das empresas de caráter internacional. Desta forma, julgamos que os accionistas poderão não só ter maior controlo sobre o dinheiro que vão gastar,  mas também utilizem regras que vão permitir acompanhar a vida normal da empresa”, explicou o porta-voz do Governo, alertando que, por se tratarem de empresas do sector empresarial do Estado, estas deverão prestar informação periódica ao Governo.

Falando, esta terça-feira, após mais uma sessão do Conselho de Ministros, o porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, disse que serão alocados 8 mil milhões de Meticais para apoiar na reconstrução das infra-estruturas destruídas pelo ciclone CHIDO.

O Conselho de Ministros apreciou, também, o plano de acção dos primeiros 100 dias de governação, que tem como prioridade: Estabilidade Social e Política, Educação, Saúde, Combate à corrupção, Emprego e Juventude, Infraestruturas e serviços públicos, Justiça, Agricultura e segurança alimentar, Crescimento económico e mobilização de recursos e Gestão de recursos naturais. “Algumas destas acções já estão a ser implementadas desde a tomada de posse deste Governo” garante Impissa.

Sobre o ano lectivo que arrancou oficialmente no dia 31 de Janeiro último,  Inocêncio Impissa fez saber que, dos cerca de 13 milhões de livros necessários para os alunos, 12 milhões já se encontram nas províncias e em processo de distribuição para as escolas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos