O País – A verdade como notícia

Governadora aponta estabilidade económica como desafio da capital do país

A Governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura considera a vitória do 07 de Setembro a maior conquista de todos os tempos. 

A governante diz que a paz, segurança e estabilidade económica são alguns dos principais desafios da capital moçambicana. 

Falando na celebração do sete de Setembro, dia da vitória contra o colonialismo português, a Governadora começou por enaltecer o esforço empreendido pelos antigos combatentes que tudo fizeram para a libertação do povo moçambicano e conquista da independência nacional, tendo destacado o esforço do Presidente da Republica, Filipe Nyusi pelas suas ações no sentido de trazer uma paz efectiva e consistente aos moçambicanos.

Cintura disse que persistem vários desafios na cidade de Maputo, com destaque para a estabilidade económica, segurança e a paz.

Para Iolanda Cintura, os Acordos de Lusaka foram o momento de reconhecimento e formalização do direito dos moçambicanos à autodeterminação, convidando o povo a guardar para sempre a bravura dos combatentes.

Reação dos Antigos Combatentes

Segundo os Antigos Combatentes na cidade de Maputo uma das primeiras ideias definidas pelo Primeiro Congresso foi o diálogo com o governo colonial português, para que compreendessem que o povo moçambicano tinha o direito à auto-determinação.

Os Antigos Combatentes que marcaram presença nas cerimónias que tiveram lugar esta sexta-feira, na cidade de Maputo no âmbito do dia da vitória, revelaram ao O País que os portugueses foram teimosos apesar das tentativas feitas pela FRELIMO para que não se recorresse a guerra para a conquista da independência nacional.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos