O País – A verdade como notícia

Geny Catamo: brilhou, encantou e é campeão

Geny Catamo é campeão pela primeira vez pelo Sporting. Os “leões” benefiaciaram-se da derrota do Benfica diante do Famalicão, ontem, por duas bolas sem resposta, para festejarem o título faltando duas jornadas para o término do campeonato.

Mas antes, no sábado, a equipa de Ruben Amorim tinha iniciado o caminho do título derrotando o Portimonense, por 3-0. Catamo é o segundo moçambicano a ser campeão em Portugal nos últimos 49 anos, depois do Clésio.

No meio dos campeões há um moçambicano: Geny Cipriano Catamo. Chegou, viu e venceu. Na sua primeira época, na equipa principal do Sporting, o internacional moçambicano atingiu o nível que qualquer jogador gostaria.

Geny é, para já, o segundo moçambicano a levantar o troféu em Portugal nos últimos 49 anos, ou seja, depois da independência. Clésio Baúque, pelo Benfica, era, até aqui, o único sob comando técnico Rui Vitória.

Decisivo no jogo contra o Benfica, em que marcou os dois golos do Sporting, Geny Catamo marcou um passo importante para o que restava do campeonato para que os “leões” conquistassem a prova. É que a vitória contra os “encarnados”, que à altura eram os mais directos perseguidores, foi determinante para o conjunto do Ruben Amorim.

Para que fossem campeões, os “leões” tinham de esperar por uma derrota do Benfica. Al go que veio a acontecer. O Famalicão prestou bons serviços à equipa de Ruben Amorim, vencendo o Benfica por duas bolas sem resposta.

O Sporting, com 84 pontos, sagra-se campeão faltando duas jornadas, tendo em conta que os “encaranados”, na segunda posição com 76 pontos, já não tem chances de conquistar o canecão. Se não vejamos: por mais que o Sporting perca nas últimas duas jornadas e o Benfica vença, o mínimo que os “encarnados” podem conseguir são 82 pontos, menos dois que o já campeão Sporting.

O moçambicano superou-se, depois de muitas épocas marcadas por lesões e empréstimos para o Vitória de Guimarães e Marítimo, onde não conseguiu vincar. Seis golos e cinco assistências pelo Sporting, é, até aqui, o saldo do internacional moçambicano na presente temporada.

O extremo moçambicano renovou recentemente o seu contrato com o Sporting. A ligação com o emblema “leonino” vai até 2028. O internacional moçambicano chegou a Portugal em 2019 pela porta da Amora FC, transferido da Associação Black Bulls.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos