O País – A verdade como notícia

GCCC investiga desvio de fundos da COVID-19 no país

Foto: MMO

O Gabinete Central de Combate a Corrupção está a investigar o caso de desvio de fundos alocados para mitigar os impactos da COVID-19 no país.

Depois do alerta dado pelo Tribunal Administrativo, o Ministério da Economia e Finanças veio, por sua vez, admitir irregularidades sobre a gestão dos fundos da COVID-19 nos processos de contratação de empreitadas, contratos não submetidos à fiscalização prévia, despesas não elegíveis ao financiamento e pagamentos indevidos.

O Gabinete Central de Combate a Corrupção esta a investigar o assunto partindo das conclusões que o Tribunal Administrativo solicitou ao Ministério da Economia e Finanças, no qual é constatado o uso indevido de dois mil milhões de meticais, dos cerca de 20 mil milhões alocados para o apoio em tempos da pandemia.

As irregulares nas adjudicações directas indevidas, desvio de aplicação e pagamentos indevidos abrem espaço para um processo a nível do Gabinete Central de Combate a Corrupção, cujos resultados dependerão do curso das investigações, que já estão a decorrer.

“Entretanto, a nível da província de Nampula foram insaturados dois processos relacionados a compra de material de higienização e outros em diligências relativa à compra de máscaras, mas que no acto da sua distribuição aos beneficiários, constatou-se que foram adquiridas em montante inferior ao declarado, ou seja, subfacturação”, lê-se no documento.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos