O País – A verdade como notícia

Gaza tem que produzir alimentos para todo o país 

A província de Gaza, com mais de 1.1 milhões de eleitores, é a província que se segue no périplo de caça ao voto que Daniel Chapo está a fazer pela zona sul do país. A porta de entrada foi o distrito de Chongoene, onde falou do cumprimento da promessa da Frelimo de construir em Gaza um aeroporto e a doca que é o ponto de partida para o porto de Chongoene a partir do qual deve se exportar as areias pesadas de Chibuto.

No seu discurso, prometeu asfaltar a estrada Chongoene-Manjacaze via Mangunze. Chapo diz que essa estrada é fundamental para a facilitação da comunicação entre os dois distritos da província de Gaza.

O candidato presidencial da Frelimo compromete-se ainda a trabalhar no sentido de explorar todas as potencialidades agrícolas de Gaza, para que a mesma possa recuperar o estatuto de produtora de alimentos para alimentar todo o país e exportar excedentes.

Para que tal seja real quer atrair investidores nacionais e estrangeiros para que possam instalar agricultura mecanizada e até fábricas de agro-processamento de pequeno, médio e grande porte o que vai criar empregos para a juventude.

Retomou a promessa de instalar nos distritos de centro de formação técnico-profissional para que os jovens tenham formação vocacional em áreas como carpintaria, electricidade, mecânica, construção civil, entre outras. Os formandos deverão ainda receber kits de auto-emprego para iniciarem seus negócios. 

Voltou a falar do seu projecto para resolver o problema da habitação que passa pela construção de casas sociais e infra-estruturação de terrenos que posteriormente serão distribuídos pelos jovens que poderão fazer auto-construção paulatinamente. 

Agricultura, indústria, infra-estruturas, turismo vão continuar a ser as principais prioridades de desenvolvimento do país. Quer ainda garantir a melhoria da qualidade da educação com a introdução da educação Cívico-Patriotica e ainda a Educação Ética e Moral para que os jovens possam conhecer a história do país e sejam educadas a saber que não devem se envolver em actividade ilícitas, tenham espírito de solidariedade.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos