Um furacão de categoria 5, a mais alta da escala, atingiu a costa do México e matou pelo menos 30 pessoas. O Governo mexicano classificou o furacão como sem precedentes e decretou estado de emergência na região.
Com ventos de 270 quilómetros por hora, o furacão Otis deixou dezenas de mortos e causou estragos nos edifícios, em Acapulco, uma cidade mexicana.
O governo do estado de Guerrero, onde se localiza Acapulco, informou que 80 por cento dos hotéis da cidade turística sofreram danos.
A região permanece parcialmente isolada e o aeroporto e a rodovia que ligam a cidade à capital continuam fechados. A Organização Meteorológica Mundial descreve o furacão Otis como um dos ciclones tropicais de intensificação mais rápida já registados.
Os furacões atingem o México todos os anos, geralmente entre Maio e Novembro, embora poucos cheguem à costa com a mais alta categoria, como Otis.
Cientistas alertam que as tempestades têm se tornado mais poderosas à medida que o mundo fica mais quente em função das alterações climáticas.