O Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa (FBLP) e o Banco de Moçambique (BM) entregaram, na primeira quinzena deste mês, 1770 livros de temática diversa a 30 escolas primárias localizadas nos distritos de Marrupa, na província de Niassa (região Norte), Inhassunge, na província da Zambézia (região Centro) e Matutuine, na província de Maputo (região Sul do país).
A oferta, composta por obras de literatura moçambicana e infanto-juvenis diversos, dicionários, prontuários e gramáticas, é parte do projecto “Bibliotecas-Caixa”, concebido pelo FBLP e financiado pelo BM, tendo em vista apoiar escolas primárias sem bibliotecas, em materiais bibliográficos extra-curriculares, para incentivar o gosto pelo livro e pela leitura, assim melhorando as competências de leitura e escrita nos alunos abrangidos.
O projecto consiste na alocação de caixas contendo livros, numa rede de 10 escolas primárias de um distrito ou localidade, obedecendo, as referidas caixas, a uma rotatividade mensal dentro da rede de escolas. A entrega dos materiais é sempre acompanhada pela realização de um seminário de capacitação dos directores das escolas beneficiárias, para a implementação plena do projecto.
Nesse âmbito, foram contempladas as seguintes escolas: Distrito de Marrupa – EPC de Chumula, EP1 Massaca, EPC Marrupa-sede, EPC 04 de Outubro, EPC de Mepelia, EPC de Manlia, EPC de Namuera, EPC de Namarrupi, EPC de Mirorane e EPC de Macuvango; Distrito de Matutuine – EPC Bela Vista, EPC Missão Roque, EPC Madjuva, EPC Massindla, EPC Mudada, EPC Mudissa, EPC Pedreira, EPC Salamanga, EPC Mondoene, e EPC Manchafane; Distrito de Inhassunge – EPC Gonhane, EPC Eduardo Mondlane, EPC de Mucupia, EP1 de Linda, EPC1 de Matilde, EPC de M’bereme, EPC Mussama, EPC de Masabado, EPC de Muailado e EPC de Boane.
O projecto já beneficiou redes de escolas nos distritos de Namuno, em Cabo Delgado, Angónia, em Tete, e Chongoene, em Gaza. Ainda este ano, irá contemplar redes de escolas nos distritos de Angoche, em Nampula, Vanduzi, em Manica, e Funhalouro, na província de Inhambane.