A direcção da penitenciária provincial de Sofala garantiu que oito dos nove reclusos que fugiram cerca das 19 horas da passada quinta-feira, depois de arrombarem a porta de um “carro-celular”, na região de Ndeja, em Nhamatanda, quando estavam a ser transportados para um centro aberto de Tica, saindo do centro aberto de Savane já foram capturados e que estão agora na cadeia Central da Beira, pois perderam o direito de estarem num centro aberto.
“Perderam igualmente os requisitos para beneficiar da liberdade condicional e terão um outro processo”, afirmou Jacinta Ntabalica, directora do estabelecimento penitenciário provincial de Sofala.
Refira-se que a viatura partiu da Beira na passada quinta-feira, cerca das 15 horas, mas quatro horas depois, ou seja 19 horas, hora que supostamente ocorreu a fuga, a mesma não tinha chegado ao destino, num percurso de cerca de 80 quilómetros com mais de 75 quilómetros de estrada asfaltada. A direcção da cadeia acha estranho este facto e a forma como ocorreu a fuga, mas não entrou em detalhes sobre acções em curso para explicar o que ocorreu, tendo dito apenas que “estamos a investigar”.
A Cadeia Central da Beira não se disponibilizou a partilhar dados em relação ao paradeiro do recluso que ainda não foi capturado. “Já temos pistas e a certeza que ele será capturado”.
Questionada sobre se o motorista e o guarda prisional que acompanhavam os reclusos serão responsabilizados, a directora da Cadeia respondeu nos seguintes termos: “são questões internas e estamos a trabalhar no caso”, disse a directora sem explicar se os mesmos foram ou não detidos.