O partido Frelimo reúne-se, esta quinta-feira, na quarta sessão ordinária do Comité Central, o órgão mais alto de deliberações daquela formação partidária. O evento será dirigido pelo Presidente da Frelimo, Daniel Chapo.
O evento de três dias tem como um dos pontos mais fortes de agenda a revisão do estatuto da Frelimo, e a introdução de novas áreas ao nivel do secretariado do Comité Central.
“Nós iremos mexer no regulamento do estatuto especificamente, porque iremos introduzir a área económica ao nível do secretariado do Comité Central, mas também a formação de quadros, que inclui a descentralização, será dividida em duas partes, para podermos ter foco em cada uma das partes e melhor corresponder aquilo que são as nossas actividades a nível de base”, disse Ludmila Maguni, porta-voz da Frelimo.
O encontro tem também como agenda a apreciação do Plano Quinquenal do Governo, do Plano Económico Social, a eleição para ocupar as novas vagas a nível do secretariado e a situação do país.
“Não temos como reunir o Comité Central e não falarmos sobre a situação do país”, frisou a porta-voz, recordando que há o parlamento aprovou a lei atinente ao compromisso político para um diálogo nacional inclusivo, o que exige da Frelimo uma análise da melhor forma de participação do diálogo.