O País – A verdade como notícia

“Freddy” entra em Moçambique com ventos de 148 km/h

Foto: O País

O Ciclone Tropical “Freddy” entrou no país na noite deste sábado, entre 18 e 20 horas, através da província da Zambézia, distrito de Namacurra, localidade de Macuze, com ventos máximos de 148 km/h e rajadas ate 213km/h.

Às 08 horas de hoje, o fenómeno enfraqueceu para o estágio de tempestade tropical severa, com ventos de 95 km/h e rajadas de 130 km/h.

Devido a esse sistema, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de chuvas intensas (mais de 200 milímetros em 24 horas) sobre a costa de Moçambique, acompanhadas de ventos fortes (95 quilômetros por hora e rajadas até 130 quilômetros por hora), que poderão agitar o mar e gerar ondas com alturas de até 08 metros.

As projecções actuais indicam que o sistema irá enfraquecer nas próximas horas para o estágio de depressão tropical, com ventos fortes e chuvas moderadas a fortes, e trovoadas severas, em toda a província da Zambézia.

Além de Zambézia, os distritos de Moma, Larde, Mogovolas, Murrupula, Angoche e Ribaué serão os afectados em Nampula.

Em Sofala o alerta vai para Marromeu, Caia, Chemba, Cheringoma, Maringue, Gorongosa, Muanza, Nhamatanda, Dondo e cidade da Beira.

O mau tempo irá afectar, igualmente, os distritos de Tsangano, Moatize, Doa e Mutarara. Já em Manica, serão fustigados os distritos de distritos de Gondola, Vanduzi, Manica, Bárue, Macossa, Guro e Tambara.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos