A embaixada de França no Níger, que Paris tinha anunciado que iria encerrar pouco antes do Natal, está oficialmente encerrada “até nova ordem” e continuará a funcionar a partir de Paris, anunciou ontem o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.
“A embaixada de França no Níger está encerrada até nova ordem. Durante os últimos cinco meses, a nossa embaixada foi gravemente afectada, o que a impossibilitou de cumprir as suas missões: bloqueios em torno da embaixada, restrições de viagem para o pessoal e o regresso de todo o pessoal diplomático que devia deslocar-se ao Níger”, segundo um comunicado do Quai d’Orsay, citado pela Angop.
O encerramento de uma embaixada, uma medida extremamente rara, foi decidido ao mesmo tempo que se processou a retirada dos últimos soldados franceses destacados no Níger, no âmbito da luta contra o terrorismo, que deixaram o país em 22 de Dezembro.
As relações entre Paris e Niamey deterioraram-se após o golpe militar de 26 de Julho que resultou na deposição do Presidente eleito Mohamed Bazoum.