Quinze de Julho é a data prevista para a instalação em Cabo Delgado da força tarefa em estado de alerta aprovada pela SADC para ajudar Moçambique a combater o terrorismo. A informação consta de uma carta do da Secretária Executiva da SADC, Stergomena Tax, dirigida ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.
Na missiva datada de 07 de Junho, a Secretária executiva da SADC informa às Nações Unidas que: “A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovou a implatação de uma força tarefa em estado de alerta no cenário 6 para a República de Moçambique. A implantação deverá produzir efeitos a partir de 15 de julho de 2021, por um período inicial de três meses, podendo ser prorrogada dependendo da evolução da situação”, lê-se.
Além de combater os actos terroristas, no geral, a presença da força em Estado de alerta em Cabo Delgado tem por objectivo reestabelecer a ordem nas zonas assoladas pela violência.
“A missão da SADC em Moçambique visa, entre outros, apoiar a República de Moçambique no combate a actos de terrorismo e extremismo violento, bem como ajudar a República de Moçambique no restabelecimento da lei e da ordem nas áreas afectadas da província de Cabo Delgado”, termina a Secretária Executiva pedido a António Guterrs para informar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre os desdobramentos da organização regional.