O Fundo Monetário Internacional diz que Moçambique tem estado a cumprir as metas económicas depois da aprovação do apoio ao Orçamento do Estado. A informação é avançada pelo chefe da missão do FMI, que está de visita a Moçambique.
O chefe de missão do Fundo Monetário Internacional, Álvaro Piris, manteve um encontro com o ministro da Economia e Finanças esta segunda-feira, que não esteve aberto à imprensa.
Entretanto, após o frente-a-frente, o Ministério da Economia e Finanças emitiu uma mensagem, na qual diz ter havido balanço positivo do FMI sobre os desenvolvimentos no sector económico.
“Houve um bom cumprimento das metas, segundo os compromissos entre o Fundo Monetário Internacional e o Governo, desde Maio deste ano”, disse Álvaro Piris.
Após a retoma do apoio ao Orçamento do Estado, o Governo anunciou que não haverá orçamento rectificativo este ano e que o défice será coberto por este apoio.
A missão do FMI deverá trabalhar durante cerca dez dias em Moçambique, esperando-se que apresente um relatório de avaliação a 16 de Setembro.
O FMI e o Banco Mundial retomaram o apoio ao Orçamento Geral de Estado depois de mais de cinco anos de suspensão após a descoberta das dívidas não declaradas.