Lançado no início deste mês em Maputo, o projecto de massificação de atletismo, denominado “Kid Atlhetics”, terminou este sábado, com a realização da última edição, na Cidade de Maputo. O projecto já foi implementado na Cidade e Província de Maputo e em Inhambane.
É uma iniciativa da Federação Moçambicana de Atletismo em parceria com várias entidades, entre as quais Aga Khan, e as associações provinciais da modalidade, que tinha como objectivo a massificação do atletismo nos bairros, bem como descobrir talento e despertar o gosto pela prática da modalidade nas crianças.
Sábado foi a vez de a Cidade de Maputo acolher o encerramento do projecto neste ano, envolvendo mais de três centenas de petizes, de idades entre 6 e 15 anos.
A pista do Parque dos Continuadores foi palco deste encerramento que contou ainda com a direcção da Federação Moçambicana de Atletismo, presidida por Kamal Badrú, bem como convidados das embaixadas parceiras, treinadores dos diversos clubes, olheiros e dirigentes desportivos da capital do país.
Na ocasião, o presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, Kamal Badrú, enalteceu o empenho e a entrega dos petizes “que se bateram iguais a profissionais” para mostrar o seu talento na modalidade que muitas alegrias já deu ao país.
Aliás, Badrú espera que o talento ora descoberto e lapidado através do projecto “Kid Athletics” seja melhor aproveitado para alavancar a modalidade no país, bem como os clubes da capital do país.
A iniciativa “Descoberta de Talentos”, na modalidade de Atletismo, foi encerrada este ano de 2022, na Pista do Parque dos Continuadores, mas já teve outras paragens, com destaque para a Província de Maputo, concretamente na Matola.
Na Matola, no passado dia 17 de Dezembro, foram descobertos vários talentos que encantaram alguns treinadores de atletismo, que ficaram com a missão de potenciar ainda mais os petizes, para que sejam futuros campeões nacionais, continentais e mundiais.
Na mesma data, já em Inhambane, em parceria com a Associação de Atletismo da província, a Federação Moçambicana de Atletismo promoveu uma edição “Kid Athletics”, com provas que decorreram na pista 7 Setembro, na cidade de Inhambane.
EMBAIXADA DO BRASIL JUNTA-SE AOS PARCEIROS DA FMA
Entretanto, ainda este mês, a Federação Moçambicana de Atletismo conheceu mais um parceiro para a execução das suas actividades – a Embaixada do Brasil. O mandatário do Embaixador do Brasil, Luís Gustavo da Seixa Buttes, responsável pelo Departamento de Cultura, Educação e Desporto, foi recebido em audiência na Federação Moçambicana de Atletismo, pelo presidente Kamal Badrú Jumá, junto do secretário-geral, Eurico Macarala, e do tesoureiro, António Chambo.
Dentre vários assuntos tratados, a Direcção da FMA solicitou a abertura de parceria, e para que a sua concretização seja efectivada, cinge-se em cinco aspectos, nomeadamente a formação metodológica e especializada para treinadores nacionais; os estágios pré-competitivos para os atletas; a disponibilidade de material desportivo; o estabelecimento de mecanismos de ligação entre a FMA e o empresariado ou empresas brasileiras em busca de parcerias financeiras; e intercâmbio desportivo.
Na ocasião, o mandatário do embaixador do Brasil mostrou-se céptico em relação à possibilidade do início da parceria, tendo realçado o facto de a Federação Moçambicana de Atletismo estar a realizar actividades de realce e de promoção e desenvolvimento da modalidade no país.