O País – A verdade como notícia

FIPAG restringe abastecimento de água em Nampula

O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), em Nampula, começou a fazer restrições no abastecimento de água para conseguir fornecer o precioso líquido até Dezembro, período em que vai começar a chover. Os gestores da barragem dizem que estão com 66% da capacidade de encaixe, mas é preciso poupar.

A barragem de Nampula é a principal fonte de água que abastece a cidade de Nampula. Sem previsão de chuva nos próximos dois meses, a Administração Regional de Águas do Norte começou a diminuir a quantidade diária captada pelo FIPAG. Até porque este parece ser um ano de sorte!

Mesmo assim, o FIPAG já está a diminuir as quantidades de produção diária de água potável e, consequentemente, está a fornecer aos bairros em dias alternados.

Os dados mostram que a barragem de Nampula foi construída há mais de 60 anos e, na altura, estava dimensionada para abastecer 120 mil pessoas, mas, agora, a cidade de Nampula conta com mais de 800 mil habitantes.

As nuvens no céu dão a impressão de que, a qualquer momento, pode chover. Mas é uma pura impressão, pois a previsão meteorológica indica que não vai chover tão já.

O FIPAG tem como papel agir em nome do Estado, como interlocutor principal com o operador privado; gerir, de forma eficiente e financeiramente viável, o programa de investimento público e privado nos sistemas de abastecimento de água que lhe forem confiadas; gerir os bens operacionais e de exploração afectos aos sistemas de abastecimento de água que lhe forem confiados a título transitório, entre outras.

Tendo o Quadro de Gestão Delegada iniciado em 2000, com a integração de cinco maiores centros urbanos (Maputo, Beira, Quelimane, Nampula e Pemba), registou-se um melhoramento notável do abastecimento de água. Adiante, o Governo decidiu estender o Quadro da Gestão Delegada para outros 13 Sistemas. Presentemente, 21 sistemas estão integrados no Quadro de Gestão Delegada do FIPAG.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos