O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi participa hoje na Gala Nacional do Desporto

Foto: O País

O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa, hoje, às 16h00, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, na Gala Nacional do Desporto, evento anual promovido pela Secretaria de Estado de Desporto para distinguir os atletas que se destacaram em provas internacionais e nacionais.

O evento, a decorrer sob o lema “Desporto, Investimento e Desenvolvimento”, irá premiar cinco categorias, nomeadamente Atleta do Ano, Atleta Revelação, Atleta Olímpico, Atleta Paralímpico, Treinador do Ano e Equipa do Ano.

Outrossim, serão entregues Diplomas de Mérito, Menção Honrosa, Prémio Prestígio, Prémio Massificação e Formação, Federações/Participação Olímpica, Prémio Família no Desporto, Prémio Infra-estrutura Desportiva, Prémio Carreira, Prémio Parceiro e reconhecimento aos membros do Júri.

O Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, foi consagrado em 2019 com o prémio Prestígio, pelo “apoio ao desenvolvimento do desporto em Moçambique”.

Ano passado, a pugilista Rady Gramane foi eleita, pela segunda vez, Atleta Mais Popular do Ano, enquanto Nelson Manuel (futebol de praia) e Alcinda Panguana (boxe) chamaram a si o título de Atletas do Ano 2021.

O evento serviu também para homenagear, a título póstumo, os malogrados João de Sousa, antigo radialista, e de Rui Hélder, antigo jornalista da TVM e Presidente da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo.

Nas distinções, destaque ainda para Leonor Marizola (andebol) que foi distinguida como melhor treinadora do ano. Já em masculinos, Lucas Sinoia foi indicado como melhor treinador do ano.

Por sua vez, Joceline Nogueira (voleibol) e Luís Marcelino (automobilismo) foram considerados como melhores árbitros.

Já a dupla de vólei de praia que continua a fazer furor, Vanessa Muianga e Ana Paula Sinaportar, foi distinguida como equipa do ano em femininos. Como seria de esperar, a selecção nacional de futebol de praia recebeu o prémio de equipa masculina do ano.

No desporto adaptado em femininos e masculinos, Edmilsa Governo e Hilário Chavele foram os grandes vencedores, respectivamente.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos