Mais de 25 mil alunos deixaram de estudar sentados no chão na cidade de Lichinga em Niassa, graças à entrega de cinco mil carteiras escolares pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. A entrega simbólica aconteceu, esta quinta-feira, na Escola Secundária Geral de Lichinga, recentemente construída e que Nyusi aproveitou a ocasião para declarar a mesma inaugurada.
As carteiras foram produzidas localmente com madeira apreendida no âmbito da iniciativa de inspecção ao sector madeireiro denominado ‘Operação Tronco’ levada a cabo pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural. Os alunos de Lichinga agradeceram o gesto e dizem que o mesmo vai ajudar a melhorar o processo de ensino e aprendizagem e que poderá contribuir na melhoria da qualidade do ensino. Mesmo assim, entendem que apesar da entrega mais de mil e quinhentos alunos vão continuar a estudar sentados no chão pois faltam perto de 250 carteiras para que todas as escolas daquela cidade estejam mobiladas com carteiras.
Em resposta a esta preocupação, o Presidente da República disse que essa é a preocupação do seu Governo e por essa razão deverá iniciar em breve a construção de mais de 60 mil carteiras que deverão ser distribuídas por todas as escolas da província de Niassa. Na ocasião, o Presidente fez uma série de perguntas aos alunos sobre matemática, sobre símbolos nacionais entre outras matérias para testar o conhecimento dos alunos presentes na cerimónia.
Depois de entregar simbolicamente uma carteira aos alunos, foi visitar uma turma da Escola Secundária de Lichinga. Interagiu com os alunos e mais uma vez testou o seu conhecimento de matemática recordando os tempos em que ele mesmo era professor na Universidade Pedagógica.
Durante a cerimónia, o Governador de Niassa, Arlindo Chilundo, deixou a promessa de cumprir com as orientações do Presidente da República em se melhorar as condições em que as escolas leccionam. Prometendo igualmente garantir que as carteiras oferecidas sejam bem cuidadas para que não se estraguem em curto espaço de tempo.
Uma vez que se fazia acompanhar por membros do Governo, o Presidente da República pediu que cada um se apresentasse aos alunos e dissessem em poucas palavras quais são as suas funções no Executivo. Esta quinta-Feira, Filipe Nyusi interrompeu a visita à província de Niassa e deslocou-se à África do Sul onde vai participar na Cimeira de cinco países emergentes, denominado BRICS ou seja Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul onde é convidado especial. A Visita Presidencial a Niassa vai retomar no sábado com Filipe Nyusi a escalar os distritos de Muembe e Lago.