O País – A verdade como notícia

Manuel de Araújo detido na madrugada de hoje e solto por volta das 07h

O cabeça-de-lista da Renamo em Quelimane foi detido e solto por volta das 07h de hoje. Manuel de Araújo diz que foi detido injustamente. 

O cabeça-de-lista da Renamo foi detido à 01h de madrugada pela Polícia da Unidade de Intervenção Rápida no Campo Municipal do Benfica, na cidade de Quelimane. 

Manuel de Araújo diz que, no contexto da sua detenção, se encontrava a conversar com os agentes da Polícia de Protecção, esclarecendo-se sobre em que momento se devem encerrar as urnas. 

Algum tempo depois, segundo De Araújo, apareceu o comandante da Unidade de Intervenção Rápida e perguntou porque os agentes da Polícia estavam a conversar com o cabeça-de-lista. 

Posto isto, ainda de acordo com os depoimentos de Manuel de Araújo, foi levado à força para o carro da Polícia e depois levado à primeira esquadra da PRM, na cidade de Quelimane. 

Nas primeiras horas desta quinta-feira, os membros e simpatizantes do partido Renamo quiseram amotinar-se diante da esquadra, exigindo a soltura do edil, mas a Polícia fez um cordão para impedir que os manifestantes passassem para o outro lado. 

Já por volta das 07h, De Araújo foi solto. Segundo ele, o comandante provincial da PRM e o procurador provincial não viram motivos para a sua detenção. 

Manuel de Araújo sublinhou que, além de ser cabeça-de-lista da Renamo, é, também, edil, pelo que vai usar de todos os mecanismos legais para a reposição do seu bom nome, honra e dignidade.

Ademais, o edil desafia a Polícia da República de Moçambique a instituir uma comissão de inquérito para averiguar o contexto da sua detenção.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos