O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi entrega 100 tractores em Sofala no âmbito do SUSTENTA

Foto: O País

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu, esta segunda-feira, à entrega de 100 tractores e 2800 sistemas de rega gota-a-gota a agricultores da localidade de Lamego, distrito de Nhamatanda, província de Sofala.

No quadro do programa de integração de equipamentos, o Presidente da República, Filipe Nyusi, distribuiu 100 tractores a agricultores de Tete, Zambézia e Sofala. Com esta entrega, o número de tractores disponibilizados aquando do SUSTENTA sobe para 1087.

Na ocasião, Filipe Nyusi defendeu a mecanização da agricultura, que, segundo ele, “traz muitos benefícios e inclui não apenas o alívio ao trabalho duro, como também a redução do tempo de trabalho e melhoria da produtividade e eficiência na produção”.

Os tractores entregues correspondem, segundo dados do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a 25% no processo de comparticipação na aquisição pelo Governo.

Nyusi disse, ainda, que este processo se enquadra na melhoria dos processos de industrialização da agricultura, uma aposta cada vez mais segura.

“A lavoura e sementeira de um hectare pode levar apenas duas horas. Mas com a mecanização que pretendemos alcançar – não estamos a falar apenas do uso de tractores, mas também da agricultura agrária que usa máquinas, implemento dos instrumentos mecânicos em toda a cadeia agrária. Estamos a falar da industrialização da agricultura para produzir mais e melhor”, notou o Presidente da República.

O chefe de Estado afirmou, ainda, que “estamos a falar da industrialização da agricultura mecanizada, que vai desde o emprego da tracção animal, evoluindo para os tractores até às mais modernas práticas de agricultura, orientada através de satélites ou drones para a realidade agrária de onde é praticada” exemplificou Filipe Nyusi.

O Presidente falou também da formação de “500 mecânicos para a manutenção de máquinas com bolsas para o aumento de soluções e mecanização em resultado da revisão das políticas agrícolas e do diesel”.

Filipe Nyusi clarificou que, entre as medidas previstas, “está em vista a retoma da certificação de máquinas agrícolas e de apoio aos agricultores”.

 

BENEFICIÁRIOS ENALTECEM INICIATIVA DO GOVERNO

Os beneficiários do projecto SUSTENTA, que culminou com a oferta de 100 tractores a agricultores de Nhamatanda, em Sofala, mostraram-se satisfeitos com a iniciativa. Disseram que, com os meios que receberam, podem melhorar a sua produção e contribuir para o desenvolvimento da agricultura no país.

“Com estes meios, vamos melhorar a nossa produção. Queremos agradecer ao Governo pela iniciativa”, disse um dos beneficiários.

Os agricultores consideram que, com esta iniciativa, poderão melhorar a sua renda. “Eu penso que o Governo fez um bom trabalho e boa escolha ao eleger o SUSTENTA. Temos aqui a oportunidade de melhorar a nossa renda, podendo alimentar as nossas famílias”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos