O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi diz que Frelimo o inspira a governar o país

Foto: O País

A Frelimo saudou, mais uma vez, o presidente do partido pelo seu sexagésimo terceiro aniversário. Filipe Nyusi agradeceu pela felicitação e disse que é a Frelimo que o inspira a governar o país em meio a tantas adversidades.

Sete dias depois do seu aniversário, a Frelimo decidiu felicitar, esta quarta-feira, o presidente do partido pelo sexagésimo terceiro aniversário. “Mais um ano de vida cuja importância não se esgota apenas no vosso crescimento em idade, mas ele é extensivo a tudo quanto tem estado a fazer por este povo a quem jurou servir”, indicou Roque Silva, secretário-geral da Frelimo.

E Filipe Nyusi disse buscar inspiração no seu partido para continuar a servir o povo, mesmo diante de muitas adversidades.

“Praticamente, temos estado em momentos muito difíceis que podem induzir-nos ao desespero e a desistência, mas a Frelimo está lá sempre. É só imaginar desastres naturais cíclicos e este outro que deve entrar hoje, caso desenvolva. Todos temos acompanhado durante os anos que construímos e destrói-se. A última destruição da ponte na Zambézia. Essa quase que doeu muito. Não porque seja diferente dos outros casos, mas recordo-me de que aquela ponte caiu exactamente no dia em que eu estava a tomar posse pela primeira vez. A primeira viagem que fiz foi para a província da Zambézia. Sobrevoamos e vimos. Tudo fizemos para reconstruir a ponte e em Dezembro do ano passado entregamos a ponte para depois em Janeiro de novo cair”, exemplificou Filipe Nyusi, presidente da Frelimo.

Este é um dos exemplos próximos dos desastres naturais para além da pandemia da COVID-19, instabilidade na zona centro do país, terrorismo em Cabo Delgado que são um impasse à governação e colocam o país sem produzir, mas a consumir mais. Os moçambicanos têm sabido resistir.

“Esse mérito vamos dar ao povo moçambicano, independentemente do partido, porque é um povo resiliente. Em momentos difíceis, percebe que é preciso produzir, em momentos controversos sabe o essencial. Não alinha a desobediência porque o que se vai desobedecer com a COVID-19, quando há terrorismo ou quando aparece um moçambicano a dizer que para viver bem ou governar precisa de matar. É este povo, é o nosso e que muitas das vezes há quem pensa que é um povo passivo, mas não porque, mesmo quem pensa assim, ele próprio não é passivo. Tem uma opinião diferente da dos outros”, sublinhou o presidente da Frelimo.

Além da saudação, a Frelimo ofereceu vários presentes ao presidente do partido. O aniversário de Filipe Nyusi foi no dia 09 de Fevereiro de 2022.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos