O País – A verdade como notícia

Fico a ver o lá daqui

Realizada em Fevereiro do ano em curso (2025), não foi mero propósito o trabalho minucioso, bastante perspicaz, como é o traço deste Professor das artes plásticas, Jorge Dias.

Uma exposição aclamada pelo público que alude a beleza e crítica, tal como foi feita pela conceituada Professora Alda Costa.

Este trabalho, foi muito mais além das memórias que jazem nas estampas das capulanas, uma mescla em surdina no ser, de quem sente e vê, tal como a série “paisagens ambulantes”.

No som de uma sinfonia, o artista na sua destreza, trás-nos a melodia sonora de três camponesas, guerreiras, não traçadas pela guerra, mas por um sentimento, de lá para aqui.

Na obra, “Daniel na cova dos leões”,  vislumbra-se  um sentimento que nos remete às escrituras, lá está, esta figura enigmática, com os olhos arregalados, em todas as vértebras, como quase um questionamento. 

… o lá daqui.

Voltamos à terra, como um ser da natureza. Por que sonhar, se podemos ver?

Na série: Trabalho sobre a terra I

É um envolver do néctar de sentidos, o que se fecunda com a vida, a um renascer. O ciclo da vida, numa representação ambígua, do presente e futuro.

E quem é está individualidade!?

Ser  multidisciplinar. 

Jorge Dias é conhecido pela sua genialidade na arte contemporânea, explorando sempre as vicissitudes na imersão técnica do detalhe, recorte, sentido, extensão, permeado sempre a uma criatividade uno. 

Não se trata somente do guru das artes plásticas, crítico, pesquisador e inovador, o seu trabalho interdisciplinar é aguçado, no limiar de uma ponte, entre o nascer do sol até ao horizonte, isto é, atravessa com mestria a construção da história das artes plásticas em Moçambique. Um carimbar indelével, entretanto sem desforrar o  seu sublime fraquejo. Dias  é um montanhista, gigante na terra dos rostos cruzantes, quase no silêncio de um pêndulo que alicerça uma vasta gama de artistas plásticos nacionais e não só. Assim ele o-é, como poeticamente ele descreve  “Fico a ver o lá daqui “.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos