O País – A verdade como notícia

Ferroviário entra com força no Torneio de Abertura

Naquele que era o jogo mais importante da 1.ª jornada do Torneio de Abertura de basquetebol sénior feminino, o Ferroviário de Maputo derrotou, sábado, o Costa do Sol por 70-40. Ao nível dos masculinos, o Costa do Sol levou a melhor sobre o Ferroviário de Maputo, vencendo por 67-58.

Entrada em força do Ferroviário de Maputo na primeira prova oficial da época na capital do país. Em pleno pavilhão do Maxaquene, o conjunto de Nasir “Nelito” Salé aplicou 30 pontos ao rival Costa do Sol, campeão nacional.

Sílvia “Nana” Veloso, com 24 pontos, destacou-se no Ferroviário de Maputo, que, neste duelo, teve ainda em Odélia Mafanela, com 13 pontos, umas melhores cestinhas da equipa.

Sem a internacional basquetebolista Ingvild “Inga” Mucauro, o Costa do Sol não teve clarividência ofensiva e qualidade ao nível defensivo para condicionar um Ferroviário de Maputo que controlou o primeiro quarto com um parcial de 21-8.

No segundo quarto, as vice-campeãs da cidade voltaram a ter esclarecimento ofensivo e estiveram mais fortes defensivamente, tendo, em resultado da sua prestação na quadra, liderado com parcial de 22-9.

Mas, no terceiro quarto, o Ferroviário de Maputo baixou a sua pontuação (13 pontos), cenário que não foi aproveitado na quadra pelo Costa do Sol que contabilizou cinco pontos.

A formação de Leonel “Mabê” Manhique melhorou a sua prestação do último quarto, tendo contabilizado mais pontos no jogo (19) contra 15 do Ferroviário de Maputo.

Ainda a contar para a jornada inaugural, em seniores femininos, a A Politécnica derrotou o Desportivo Maputo, por 59-25, enquanto o Ferroviário de Maputo “B” venceu Lazio por 41-30.

 

COSTA DO SOL MAIS FORTE EM FEMININOS

No duelo de cartaz da 1ª jornada do Torneio de Abertura ao nível dos seniores masculinos, o Costa do Sol foi mais forte que o Ferroviário de Maputo, vencendo por 67-58. O Ferroviário ainda teve uma vantagem de oito pontos, mas o Costa do Sol foi buscar o resultado. Destaque ainda para a equipa sub-20 do Costa do Sol que venceu o Ferroviário “B” por cinco pontos: 59-54. Por sua vez, o Maxaquene impôs-se no embate com as Águias Especiais, vencendo a partida por 71-50.  A Universidade Pedagógica de Maputo não teve andamento para travar o Aeroporto, perdendo por 63-53.

Esta é a primeira prova organizada pela recém-empossada Comissão de Gestão da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo. Esta agremiação, que tem um mandato de seis meses (até Dezembro) tem a missão de resgatar o basquetebol na Cidade de Maputo, que ficou seis meses sem competição. Ao nível dos escalões de formação, realizaram-se, igualmente, jogos, cenário que também preocupava os clubes filiados na Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM).

 

TORNEIO “TREINADOR”: FERROVIÁRIO DOMINA EM MASCULINOS E COSTA DO SOL EM FEMININOS

O Ferroviário de Maputo venceu o Costa do Sol na noite de sexta-feira, por 64-60, na final do torneio de basquetebol sénior masculino “Treinador”.

O base Baggio Chimonzo foi uma das figuras dos vice-campeões da Cidade de Maputo com 16 pontos, tendo sido secundado por Ermelindo “Mindo” Novela com 15.

Não foi, diga-se, uma vitória fácil para o conjunto orientado por Horácio Martins. Isto porque, na quadra do pavilhão da A Politécnica, o Costa do Sol liderou os dois primeiros quartos com parciais de 16-15 e 16-13, respectivamente. Um terceiro quarto bem abordado pelo Ferroviário de Maputo, sob o ponto de vista defensivo, obrigando o Costa do Sol a uma crise de raciocínio que resultou em apenas quatro pontos marcados, permitiu que esta formação vencesse por 12 pontos: 16-4.

O derradeiro quarto trouxe duas equipas dispostas a fugirem no marcador, mas o resultado fechou com parcial de 24_20, vantagem para a equipa de Miguel Guambe. Feitas as contas, o Ferroviário de Maputo somou por vitórias os sete jogos realizados nesta competição, enquanto os canarinhos venceram cinco.

Ao nível dos seniores femininos, tal como era de esperar, o Costa do Sol venceu sem problemas o jogo da final diante da A Politécnica, por 77-44. O conjunto de Leonel “Mabê” Manhique controlou todos os quartos do embate.

O torneio “Treinador” é uma prova que tinha em vista a rodagem das equipas da capital do país que não competiam há seis meses, devido à crise instalada por falta de pagamento de subsídios aos árbitros na ordem de 130 mil Meticais.

O certame teve a particularidade de ter sido dirigido por antigos árbitros da modalidade da bola ao cesto, que receberam valores na ordem dos 800 Meticais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos