O País – A verdade como notícia

Ferroviário de Nacala multado com 80 mil meticais por adeptos “intimidarem” árbitros

Mão dura contra prevaricadores! Foi mais uma sanção da Liga Moçambicana de Futebol contra o Ferroviário de Nacala, pela segunda vez, num espaço de uma semana. Se na semana passada a notícia foi a suspensão, por 30 dias, do seu treinador, Sérgio Faife Matsolo, bem como multa de 75 mil meticais por ter invadido o campo de jogos e ter proferido palavras injuriosas contra a equipa de arbitragem, no jogo da 16ª jornada do Moçambola 2019, diante do Desportivo Maputo, num jogo que a sua equipa até venceu por uma sem resposta, em Maputo, desta vez a equipa paga pelos erros da sua massa associativa.

No jogo do passado final de semana, entre os “locomotivas” de Nacala e o Costa do Sol, referente a 19ª jornada do campeonato nacional, os adeptos da vila portuária de Nacala lançaram pedras e garrafas para o interior do rectângulo de jogos, em protestos contra uma decisão da equipa de arbitragem.

Quando estavam decorridos 44 minutos do jogo, o árbitro do referido jogo, Arlindo Silvano, assinala uma grande penalidade contra a equipa da casa, num lance duvidoso em que aparentemente o defesa dos “locomotivas” faz um corte com a mão, o que provocou a ira dos adeptos. Mesmo depois da conversão do castigo máximo, por Eva Nga, insatisfeitos com a decisão, os adeptos começaram a atirar pedras para o rectângulo de jogo, obrigando a uma interrupção de cerca de cinco minutos.

Agastada com a situação, a Liga Moçambicana de Futebol decidiu colocar mão dura sobre a equipa, como forma de disciplinar os seus adeptos.

No comunicado oficial número 089/LMF/D/2019, publicado este sábado, a instituição que gere o principal campeonato nacional de futebol, refere que “punir, nos termos do n ? 1 do artigo 149 ? do R.D. da LMF, o Clube Ferroviário de Nacala, com a pena de multa de 80.000,00 Mt (Oitenta Mil Meticais), devido ao facto dos sócios e simpatizantes terem praticado actos intimidatórios contra a equipa de arbitragem, no jogo n ? 148 realizado em 15.09.19 contra o Clube de Desportos da Costa do Sol, referente a 19ª jornada do Moçambola”.

Entretanto, este não é o primeiro caso de escaramuças protagonizado por adeptos de Nacala, quer sejam do Ferroviário ou do Desportivo, dois representantes daquela região do país na prova-mor do futebol moçambicano, vezes sem conta sem que a Liga Moçambicana de Futebol sancionasse.

Recorde-se que o campo da Bela Vista, também conhecida como “pedreira”, em virtude de estar próximo a uma pedreira e com facilidade de encontrar pedras que são usadas pelos adeptos para intimidar árbitros e jogadores, já foi interdito várias vezes por seus adeptos adoptarem comportamentos contrários plasmados pela Liga Moçambicana de Futebol.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos