A Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO) garante que não haverá escassez de transporte interprovincial de passageiros durante a quadra festiva e promete combate cerrado à especulação de preços.
Com o aproximar da quadra festiva, começa a intensificar-se a procura pelo transporte de passageiros para diversos destinos e, muitas das vezes, o transporte escasseia. Castigo Nhamana, presidente da Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários, assegura que os transportadores estão mobilizados para colocar as suas viaturas ao serviço dos passageiros.
“Não vou avançar números, mas garanto que não haverá falta de transporte. É verdade que na quadra festiva o maior movimento é de Maputo para as zonas Centro e Norte do país e, nos primeiros dias de Janeiro, o movimento é no sentido contrário, mas estamos preparados para isso. Não haverá falta de transporte”.
A FEMATRO diz que não haverá alteração das tarifas de transporte e garante que não vai permitir especulação de preços.
“O reajuste da tarifa é feito quando se justifica, e nós negociamos com o Ministério dos Transportes e Comunicações e distribui-se tabela e data em que entra em vigor. Neste momento, estamos a aproveitar esta ocasião para alertar os nossos transportados – a maior parte dos quais trabalha nos países vizinhos, e a esta altura do ano eles voltam para se juntar às suas famílias para passarem o Natal e a festa do fim do ano – de que não há nenhuma mexida na tarifa de transporte, e nós estaremos lá para controlar. Vamos disponibilizar os nossos contactos para fazerem as respectivas denúncias. Vamos controlar o movimento nas fronteiras de Ressano Garcia e Ponta de Ouro”.
Nesta quadra festiva, espera-se também que parte dos 17 mil mineiros que trabalham na África do Sul regressem ao país, e estes vão demandar o serviço de transporte.