O País – A verdade como notícia

Fauziya Fliege lança colecção “Atrás da máscara”

A artista plástica moçambicana, Fauziya Fliege, acaba de criar uma nova linha na sua produção visual. Trata-se da colecção “Atrás da Máscara: Emoções e Expressões”, uma linha em técnica acrílica que traça a trajectória da mulher durante a gravidez.

Fliege busca, pela primeira vez, destacar um aspecto pouco mencionado nas artes visuais, mas fundamental: a beleza e a complexidade da experiência gestacional. 

“Todos nós nascemos de uma mulher, e, por isso, esta colecção merece toda a minha atenção em cada pincelada. Cada detalhe de cada peça é uma história diferente, um fragmento da vivência que compartilho como mãe de três filhos. Posso afirmar que cada gravidez foi uma experiência singular, repleta de nuances”, destaca a artista, citada num comunicado de imprensa.

Fauziya Fliege espera que esta colecção seja um aprendizado colectivo. “Quero que todos apreciem a beleza de uma mulher grávida, uma fase tão única, verdadeira e especial. As máscaras representam essa jornada: as emoções, as dores e alegrias, as transformações do corpo e os desafios que podem surgir, como uma gravidez com complicações”

No mínimo, 13 obras de grande dimensão serão apresentadas, cada uma com mais de um metro de altura, reafirmando a força expressiva e o impacto visual da produção artística envolvida no projecto. Essas criações não só desafiam o espaço físico como também ampliam as possibilidades de diálogo, a força e a beleza inerentes à maternidade.

A colecção “Atrás da Máscara: Emoções e Expressões” vai tornar-se numa exposição durante o mês de Junho, no Gana, país onde a artista plástica se encontra radicada.

O trabalho foi lançado no Dia Internacional da Parteira, a 5 de Maio, uma data que reconhece a importância do trabalho das parteiras na saúde materna e infantil, especialmente em áreas com acesso limitado a cuidados especializados. Por isso, não deixa de ser uma homenagem a profissionais que têm como missão cuidar do bem-estar e integridade das mulheres antes, durante e depois do parto.

De salientar que embora estas obras tenham uma abordagem da maternidade, não é a primeira vez que Fauziya Fliege trata da mulher, destacando a sua força e determinação. A sua mais recente exposição “Mulher em Ascensão”, que aconteceu em Março deste ano, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, faz um convite à celebração das realizações femininas, e, também, uma forma de inspirar e gerar discussões sobre igualdade de género e empoderamento.

Fauziya Fliege é uma artista moçambicana que tem conquistado reconhecimento internacional com as suas obras que, além de adornar museus, também fazem parte das colecções de governos de diversos países da América Latina. 

Fliege tem as suas obras patentes no Ministério de Relações Exteriores da Costa Rica, no Ministério de Relações Exteriores do Equador e no governo da Colômbia, para além dos melhores museus da América Latina, a destacar o Museu de Cartago (Costa Rica), o Museu de Afrodescendente de Nicarágua e o Museu de Paraguai.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos