O País – A verdade como notícia

Falta de limpeza pode causar inundações na Cidade de Maputo

Foto: O País

Munícipes do bairro Chamanculo estão agastados com o Município de Maputo, devido à falta da limpeza da drenagem, que está entupida de lixo há mais de seis meses. A água da chuva não tem por onde passar e a situação agrava o cenário de inundações sempre que chove.

O cenário que se vive é de imundície, a vala de drenagem nas proximidades da terminal rodoviária da Junta está entupida de lixo e, sempre que chove, a situação piora, o lixo fica a flutuar nas águas da chuva e o capim dificulta a circulação da água vindo do bairro Chamanculo.

“Está cheio de relva e muita sujidade que não permite a passagem da água e, no interior da vala de drenagem, há muito entulho, o que torna difícil que a água passe para outro lado, além disso deixa em risco a nossa própria saúde e, assim que chegou a época chuvosa, vai provocar inundações e mau cheiro no bairro”, afirmou uma das residentes de Chamanculo.

O mau cheiro incomoda até os que exercem as suas actividades no local. Os vendedores dizem que já se passam mais de seis meses que não vêem o município a limpar a vala de drenagem. “Sempre que chove, a água fica estagnada, nunca vimos ninguém fazer limpeza na drenagem, estou a vender neste local há mais de um ano, mas nunca vimos alguém do município vir fazer a limpeza na drenagem”, disse Ivete Soares, vendedeira.

Os moradores acrescentam que os que varem a estrada colocam areia nas bermas e isso dificulta a passagem da água. “As senhoras que fazem limpeza na estrada varem e colocam o lixo nas bermas da estrada e, quando chove, a área gera esse constrangimento”, disse a munícipe.

A drenagem em alusão devia escoar água no bairro Chamanculo. Estando entupida, nestes dias de chuva, o risco de inundações agrava-se. Nos arredores da vala de drenagem, é possível ver o camião do município a recolher o lixo, mas a vala continua inundada como se nada estivesse a acontecer. Os que fazem o trabalho de limpeza no local fazem as suas actividades, mas não se aproximam da drenagem, o que deixa os moradores indignados.

Sem gravar entrevista, o Conselho Municipal de Maputo prometeu fazer a limpeza das valas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos