O País – A verdade como notícia

Falta de enquadramento de novos profissionais desafia o sector da saúde

Foto: O País

O Governo deve criar mais condições para enquadrar os profissionais formados na área da saúde, para reduzir a falta de quadros no sector. Quem o diz é o antigo ministro da Saúde, Leonardo Simão, que falava no âmbito da abertura solene do presente ano lectivo do Instituto Superior de Ciências de Saúde.

Estas declarações surgem numa altura em que o país se ressente da falta de quadros formados no sector da saúde, mas este problema está gradualmente a ser ultrapassado, principalmente com o surgimento de mais universidades e institutos especializados, segundo o antigo ministro da Saúde.

Leonardo Simão diz que, apesar da melhoria da situação, ainda há falta de enquadramento dos técnicos já formados, um pouco por todo o país.

“A formação melhorou bastante, se compararmos com aquilo que era há 20 ou 30 anos, apesar de existirem desafios”, entre os quais “a absorção dos quadros que são formados. A capacidade orçamental do Estado e o sector privado não estão a conseguir absorver todos os quadros que são formados nas instituições. O desafio que temos é encontrar recursos, de modo a absorvermos todo os formados, para que alarguemos e melhoremos ainda mais a qualidade de assistência que prestamos às populações”, disse Leonardo Simão.

Ministro da Saúde, de 1986 a 1994, Leonardo Simão defende que, embora haja desafios na colocação de quadros em diferentes áreas da saúde, é preciso reconhecer os avanços.

“A saúde nunca é um campo acabado. Sempre serão encontrados novos caminhos. Há cada vez mais moçambicanos com acesso a serviços de saúde, agora, do que em qualquer período da história de Moçambique. Muitas vezes, não vemos isso porque estamos concentrados nas dificuldades que enfrentamos, sobretudo nas zonas urbanas”, apontou Simão, alicerçando-se no facto de haver “pessoas que antigamente percorriam 30 ou 40 quilómetros, mas, hoje, a distância reduziu significativamente”.

Simão falava, hoje, à margem da abertura solene do ano lectivo 2022 do Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA).

Estiveram no evento antigos quadros do Ministério da Saúde e foram partilhadas experiências para estimular os alunos recentemente admitidos ao ISCISA e houve premiação dos que se destacaram nos anos anteriores.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos