O País – A verdade como notícia

INS recebe equipamento para diagnóstico e controlo de doenças

Foto: INS

O Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu na tarde de hoje, em Marracuene, equipamento laboratorial para reforçar a sua capacidade de diagnóstico e controlo de doenças, com destaque para a COVID-19.

Trata-se de três aparelhos PCR e respectivos insumos, disponibilizados pelo Governo da Noruega, através da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O equipamento está avaliado em 87 mil dólares norte-americanos, o equivalente a mais de cinco milhões de Meticais.

Segundo o director-geral do INS, Ilesh Jani, o equipamento vai potenciar os laboratórios de saúde pública recentemente estabelecidos em diferentes províncias do país, melhorando e expandindo a capacidade de diagnóstico da COVID-19 e de outras doenças endémicas e epidémicas.

“A capacidade tecnológica é importante para nós fazermos o diagnóstico e apoiarmos as acções de saúde pública para outras doenças que são endémicas no nosso país”, referiu o dirigente, destacando que a recente declaração da OMS sobre a Varíola dos Macacos como sendo também uma emergência de saúde pública de preocupação internacional vem, mais uma vez, demonstrar a necessidade de que os países têm de continuar a fortalecer os seus sistemas de saúde pública e laboratorial, porque as epidemias serão cada vez mais frequentes.

Por isso, Ilesh Jani asseverou que o equipamento será colocado nas províncias para que possam testar não só a COVID-19, mas também a Varíola dos Macacos, a Influenza e outras doenças cujo diagnóstico precisa desta tecnologia.

Para o representante da OMS em Moçambique, Severin von Xylander, o equipamento vai apoiar na expansão da testagem laboratorial e cumprimento do regulamento sanitário internacional.

“A OMS é um dos parceiros de cooperação que tem acompanhado o Ministério de Saúde, nos esforços da resposta à pandemia da COVID-19, providenciando apoio multiforme, desde a vigilância, testagem, identificação de casos e tratamento da COVID-19 em todo o país”, disse o responsável.

A ministra conselheira na Embaixada da Noruega em Maputo, Sissel Idland, considerou que a doação do equipamento faz parte de um esforço conjunto de resposta à COVID-19 e outras doenças.

“Os testes desempenham um papel fundamental para conter e mitigar a pandemia da COVID-19, identificando indivíduos infectados para ajudar impedir a transmissão de pessoa para pessoa. O apoio faz parte de um conjunto de intervenções levadas a cabo através da OMS, que inclui capacitação, aquisição de material médico e tratamento de doentes graves”, explicou a conselheira norueguesa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos