O Costa do Sol venceu, este sábado, a ENH de Vilankulo, por 2-1, em jogo da 24ª jornada. Com esta vitória, os canarinhos estão mais líderes com 52 pontos, mais 9 pontos que o segundo classificado, a União Desportiva de Songo, ainda que a condição, uma vez que os “hidroeléctricos” só entram em cena, nesta jornada, este domingo, diante do Desportivo Maputo.
A partida iniciou cheio de tensão, causada por um momento algo supersticioso em que os homens da ENH de Vilankulo atiraram sal por vários cantos do campo. Os dirigentes, funcionários e membros da equipa técnica do Costa do Sol não gostaram da brincadeira e quiseram tirar satisfações e tudo terminou na confusão, que só sanada graças a intervenção do delegado da Liga Moçambicana de Futebol.
Efeito da superstição ou não foi a ENH a causar a primeira situação de perigo num remate de Jorge, de livre, mas a bola passou por cima da baliza de Victor.
Respondeu o Costa do Sol aos 12 minutos por intermédio de Isac, mas valeu a intervenção de Valério, que defendeu o remate do capitão “canarinho”.
Estavam fortes os donos da casa que viram Chawa, também de livre, a fuzilar a baliza de Valério, com a bola a fazer um arco estranho, mas o “guardião” contrário esteve bem nas alturas e defendeu para canto.
Aos 35 minutos, Eurico esteve perto do golo, mas o seu cabeceando saiu por cima da baliza de Victor, quando a defensiva “canarinha” estremecia.
No minuto 43, Valério mostrou as suas valências ao defender um remate com selo de golo de Stephan, que sofreu um desvio causado pela ventania, mas que não traiu o guarda-redes dos “hidrocarbonetos”.
Com o nulo a prevalecer, foi-se ao intervalo.
A segunda parte começa praticamente com Chawa a tentar a sorte, de livre, mas sempre a encontrar o inspirado e atento Valério, na baliza adversária.
Só que aos 76 minutos veio o momento do jogo, com o Costa do Sol a beneficiar de uma grande penalidade por derrube de Obed sobre um adversário. O defesa central da ENH viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho.
Chamado a cobrar, Eva Nga marcou o seu vigésimo golo e já reclama os 100 mil meticais de premiação do melhor marcador da prova.
Quatro minutos depois, a ENH reestabeleceu a igualdade por intermédio de Betão, na marcação de livre, que deixou impávidos os adeptos “canarinhos” que enchiam meia-casa do seu ninho.
Estava frenético o jogo e o empate foi desfeito três minutos depois por Sibale, de cabeça, que colocou o Costa do Sol a vencer por 2-1.
A ENH teve mais contrariedades com a lesão de Manuelito e depois com a expulsão de Betão após entrada feia sobre Hilário. Aliás, o jogador ainda mostrou gestos obscenos para a bancada.
Com o placar a indicar 2-1 a favor do Costa do Sol, terminou a partida.
Com a vitória, os “canarinhos” continuam mais líderes, agora com 51 pontos, relegando o seu adversário na 9ª posição, com os mesmos 30 pontos com que entrou para o jogo.
A jornada 24 do Moçambola 2019 continua este domingo, com a realização de sete jogos, nomeadamente Clube de Chibuto vs Ferroviário da Beira, Têxtil do Púnguè vs Incomáti Xinavane, Ferroviário de Nampula vs Ferroviário de Nacala, Baia de Pemba vs Liga Desportiva de Maputo, Maxaquene vs Textáfrica Chimoio, Desportivo de Nacala vs Ferroviário Maputo e União Desportiva de Songo vs Desportivo Maputo.