O País – A verdade como notícia

Eva Nga a caminho do Bidvest Wits da África do Sul

Eva Nga Bienvenu, melhor marcador do Moçambola 2019 com 20 golos, já começa a despertar interesse internacional. Na partida do último sábado, entre o Costa do Sol e a ENH de Vilankulo, o jogador foi alvo de avaliação do treinador do Bidvest Wits da África do Sul, do moçambicano e capitão dos Mambas, Dominguez.

Até ao momento não há nada de concreto, pese embora haja intenção de fechar o acordo com os “canarinhos”, pelo passe do jogador, para as próximas três temporadas. O facto é que de Portugal chegaram propostas de dois clubes que também acompanham o jogador. São clubes que irão se aproximar nos próximos dias para ver o jogador de perto, e por isso, Jeremias da Costa, representante do Costa do Sol no programa Ao Ataque, da Stv, garante que não há acordo nenhum.

“Felizmente o Costa do Sol tem vários activos e um deles e mais valioso é Eva Nga, que já começa a despertar interesses. Marcou este sábado o 20º golo e isso já mostra que há algum talento no jogador”, disse da Costa que acrescentou que “recebemos o contacto de um clube sul-africano, o Bidvest, para assistir o jogo e tirar algumas notas sobre o jogador”.

Jeremias da Costa advertiu que, ainda assim, o jogador pertence ao Costa do Sol, uma vez que não há acertado, em termos concretos, uma vez que não é só da terra do rand que vem o interesse pelo canarinho de 26 anos. De Portugal também chegam as cobiças. “Há dois clubes portugueses também interessados no mesmo jogador e provavelmente nos próximos jogos estarão cá para ver o jogador a evoluir”, disse o nosso interlocutor, que preferiu não avançar os dois clubes portugueses interessados em Eva Nga.

Entretanto, há outros atletas moçambicanos que estão na órbita dos sul-africanos, adversários da União Desportiva de Songo no play-off de acesso a fase de grupos da Taça CAF. Jeremias da Costa referiu-se a três interesses do Bidvest: “eles vieram com intenção de ver um ponta-de-lança, um trinco e um defesa central e acabaram descobrindo um defesa direito (Manucho), para além de outros jogadores da ENH de Vilankulo”.

Recorde-se que o camaronês chegou ao Costa do Sol no início desta temporada, vindo do Amora FC de Portugal, depois de uma curta passagem pelo Leixões, também de Portugal. O jogador, que ainda não tem nenhuma internacionalização pelo seu país de origem, já jogou em outros clubes moçambicanos, casos do Desportivo Maputo (2015), ENH de Vilankulo (2016) e Clube de Chibuto (2017), depois das passagens pelo AS Black Stars do Mali e Stade Mandji do Gabão.

Quando faltam seis jogos para o final do Moçambola 2019, Eva Nga esta a sete golos de atingir o recorde nacional que pertence a Amade Chababe Amade, que em 1983 marcou 27 golos no campeonato nacional.
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos