O País – A verdade como notícia

Black Bulls e Ferroviário da Beira licenciados pela CAF para afrotaças

Fotos: CAF

Com a edição 2022/2023 da Liga dos Campeões africanos e da Taça das Confederações, ou Taça CAF, em andamento, a CAF divulgou a lista de clubes que receberam licença para a temporada das afrotaças.

Isto se segue a um Seminário de Licenciamento de Clubes, organizado, há quinze dias, pela CAF, no Egipto, Cairo, que viu Associações Membros, Ligas, FIFA e Confederações irmãs reunirem-se para discutir o roteiro para o sistema de licenciamento em África.

Nos últimos anos, o Licenciamento de Clubes na África alcançou marcos impressionantes que resultaram na melhoria do futebol de clubes no continente.

A cada ano, a CAF, que trabalha com as Associações Membro e as Ligas, inicia um processo de licenciamento que se concentra no aprimoramento do produto de futebol nos clubes.

O processo de licenciamento de clubes para as competições de clubes da CAF é regulamentado através dos diferentes códigos e regulamentos da competição, que estabelecem que todos os clubes (Requerentes de Licenças) que pretendam participar nas competições interclubes da CAF, devem submeter-se ao processo de licenciamento de clubes com a respectiva associação-membro (licenciante) e obter uma licença pelos órgãos de decisão competentes.

A concessão de uma licença aos clubes significa que cada clube atendeu aos requisitos estabelecidos nos regulamentos de licenciamento de clubes da CAF.

A associação-membro da CAF é o licenciante, e avalia cada clube de acordo com cinco critérios: desportivo, infra-estrutural, pessoal e administrativo, jurídico e financeiro. Para o ciclo actual, a data limite para a apresentação de todas as decisões e documentos de licenciamento era 30 de Junho de 2022.

Um total de 58 clubes de 46 associações-membros da CAF foram licenciadas para a edição 2022/2023 da Liga dos Campeões, incluindo a Associação Black Bulls, campeã nacional, que se estreia nas afrotaças, diante do Petro Atlético de Luanda, de Angola.

Muhammad Sidat, líder do Departamento de Licenciamento de Futebol Profissional da CAF, disse que os clubes cumpriram todos os requisitos exigidos. “Neste ciclo, as associações-membros cumpriram novamente os prazos e a apresentação de toda a documentação e evidências necessárias relacionadas ao processo de licenciamento de clubes para as competições africanas de clubes 2022/2023.”

O dirigente moçambicano que lidera o departamento ao nível de África acrescentou que “o ‘critério de pagamentos em atraso’ foi o que os clubes tiveram – alguns desafios para cumprir – mas, no fim, todas as disputas dentro do período de monitoramento com decisões finais e vinculantes foram resolvidas”.

Para já, de acordo com Muhammad Sidat, “estamos ansiosos para a próxima temporada, em que o processo de licenciamento será feito electronicamente, através da Plataforma Online de Licenciamento do Clube CAF (CLOP)”.

Para a edição 2022/2023 da Taça CAF, 50 clubes, incluindo o Ferroviário da Beira, receberam uma licença ao nível da sua respectiva associação-membro e participarão na competição.

A Security Systems do Botswana decidiu retirar-se da competição.

A primeira mão dos jogos da pré-eliminatória será disputada de 9 a 11 de Setembro, estando os jogos da segunda mão agendados para uma semana depois. Os vencedores desses jogos avançam para a segunda eliminatória.

As partidas dessa segunda ronda das eliminatórias dar-se-ão no início de Outubro deste ano.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos