O País – A verdade como notícia

EUA, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos apresentam roteiro para a paz no Sudão

Os Estados Unidos da América, a Arábia Saudita, o Egipto e os Emirados Árabes Unidos apresentaram uma proposta para uma trégua humanitária de três meses no Sudão, seguida de um cessar-fogo permanente. 

Em uma declaração conjunta, os ministros das Relações Exteriores dos chamados países Quad pediram um processo de transição de 9 meses após a trégua para estabelecer uma governança liderada por civis.

“Não há uma solução militar viável para o conflito, e o status quo cria sofrimento inaceitável e riscos à paz e à segurança”, afirmam.

O Sudão está imerso em uma guerra civil desde Abril de 2023, quando as tensões entre as forças armadas e as Forças de Apoio Rápido paramilitares explodiram em guerra aberta. Os combates criaram uma das piores crises humanitárias do mundo, com cerca de 40.000 mortos e mais de 12 milhões de deslocados. Muitos dos que permanecem no país foram levados à beira da fome. 

A RSF vem estabelecendo seu próprio governo paralelo e assumiu a liderança no ano passado. O grupo controla a maior parte da região de Darfur, que serve de base para esse governo. A organização ainda luta contra o exército pela capital regional, com al-Fashir impondo um cerco devastador que espalhou a fome por toda a cidade.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos