Com uma nova imagem, a estátua do arquiteto da unidade nacional, Eduardo Mondlane, passou a vigorar na lista das praças turísticas do país. Se antes já atraía nacionais e estrangeiros, o local conheceu uma requalificação à altura da figura que representa.
Ostentando as cores verde, bronze e creme, a praça digital alberga, para além da imagem do primeiro presidente da Frelimo, a história de Eduardo Mondlane estampada em tabuleiros de mármores. A tecnologia instalada permite aceder a uma série de documentos e factos históricos através de um simples scanner.
Inaugurada na manhã desta quarta-feira pelo Presidente da República, a praça digital é a melhor forma de imortalizar os feitos do organizador do grupo de jovens voluntários, que desencadeiaram a luta de libertação nacional, na visão da Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.
Segundo a ministra, “Este monumento foi, entre vários aspectos que serão mencionados em breve por sua Excelência o Presidente da República, pensado de forma a atrair o turismo, e é por isso que optámos por este modelo, este modelo de trazer uma estátua onde os nossos turistas possam também fazer fotografias com o nosso primeiro herói nacional. Optámos por esta praça digitalizada na medida em que, as pessoas podem vir e através do QR Code, que está em todas as placas informativas, as pessoas podem aceder a mais informação sobre o Presidente Eduardo Mondlane”.
A família Mondlane representada pelos filhos, Nyeleti e Eduardo Mondlane Júnior, caracteriza o facto como sendo de grande importância e de reconhecimento da dedicação do seu pai na causa nacional.
“É um momento importante para a família Mondlane, para essa próxima etapa em que estamos a embarcar como país, nesse momento de grandes mudanças que serão caracterizado pela escolha de um novo presidente”, disse Mondlane Júnior.
O engenheiro da obra, Celso Nícolas explicou que foram montados na praça cinco placas didáticas, colocadas em lápides de betão com mármore, além de várias lâmpadas na parte frontal. Foi também colocada uma base em betão para que a estátua com 6,8 metros de altura permaneça consistente, mesmo com um vento acima de 200 km por hora.
Dentro de dias irá arrancar as obras de requalificação do cruzamento entre as avenidas que deságuam no monumento.