O País – A verdade como notícia

Espungabera passa a contar com energia da rede nacional

A sede do distrito de Mossurize, na província de Manica, já conta com a rede eléctrica nacional. Com este feito, os mais de dois mil consumidores, saíram da dependência de energia do Zimbabwe, que por vezes os deixava uma semana sem luz devido à constantes avarias do lado do Zimbabwe.

Até bem pouco tempo, os residentes de Espungabera dependiam exclusivamente de energia daquele país vizinho. Ciente desta preocupação, o governo moçambicano desembolsou 240 milhões de meticais para a instalação da rede eléctrica nacional, segundo avançou Eduardo Pinto, delegado da EDM em Manica.

“Neste momento, os trabalhos estão concluídos para Espungabera; já estamos alimentar a partir da rede nacional. Em Rotanda, neste momento, estamos na fase final e acreditamos que dentro de duas semanas vamos alimentar a partir da rede nacional. É um projecto financiado pelo governo, na ordem de 240 milhões de meticais”, referiu.

Pinto, que avançou que o projecto está igualmente a abranger outros povoados do distrito de Mossurize, beneficiando cerca de 200 clientes, revelou que a qualidade de energia fornecida, está a interessar o Zimbabwe que começou a encetar contactos para se beneficiar da mesma.

“Para além de Espungabera, houve grande avanço no processo de electrificação, quer no posto administrativo de Bunga, Goi-goi, Dacata e Muchenezi”, avançou Pinto.

A rede elétrica nacional que hoje alimenta Espungabera e povoados circunvizinhos, parte de Gonda na província de Sofala, numa extensão de 175 quilómetros de rede de média tensão.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos