O País – A verdade como notícia

Escolas da Cidade de Maputo registam baixo aproveitamento nos exames da 10ª e 12ª

Foto: O País

Mais de 50% dos alunos da 10ª e 12ª classes foram reprovados em algumas escolas da Cidade de Maputo. Indignados, os pais e encarregados de educação querem que os testes sejam corrigidos novamente.

Os exames finais da 10ª e 12ª classes terminaram a 09 de Dezembro em todo o país. Duas semanas depois, as escolas da Cidade de Maputo já têm disponíveis os resultados nas vitrinas.

Na Escola Secundária Francisco Manyanga, por exemplo, foram examinados quase 970 alunos da 10ª classe, dos quais apenas 420 foram aprovados.

Já da 12ª classe, foram aprovados 730 dos mais de 1400 alunos examinados, segundo fez saber o director da instituição, Sabino Congolo.

“O resultado que tivemos foi o possível, não é o positivo, tendo em conta que os mesmos reflectem o que aconteceu há dois anos devido à COVID-19 ”, disse.

A Escola Secundária Estrela Vermelha lecciona apenas até 10ª classe e avaliou perto de 1300 alunos, dos quais apenas 472 passaram de classe, o que, segundo o director da Escola, Elias Armando, “comparativamente ao ano passado, registámos uma baixa, porque muitos alunos  foram reprovados”.

Na ronda feita, esta quinta-feira, por algumas escolas secundárias, da Cidade de Maputo, o “O País” constatou que, na sua maioria, mais de 50% dos alunos da 10ª classe foram reprovados, e segundo Armando Rangel, director da Escola Secundária Noroeste 1, “o aproveitamento dos alunos da 10ª classe não foi bom e estamos a trabalhar neste momento no sentido de perceber quais é que terão sido as reais causas das reprovações ”.

Os pais e encarregados de educação dizem-se indignados e prometem recorrer, tal como Eva Cumbe, que se deslocou à escola para confirmar os resultados apresentados pela sua educanda.

“Ela viu as pautas e informou-me que foi reprovada, mas eu não acreditei porque ela vinha tirando boas notas. A situação é lamentável, mas nada posso fazer, senão recorrer”, lamentou Cumbe.

Em todo o país, os exames finais da 10ª e 12ª classes abrangeram pouco mais de 600 mil alunos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos