O País – A verdade como notícia

ENZ aprovado para acolher o jogo contra Senegal

O Estádio Nacional do Zimpeto está aprovado para acolher o jogo da quarta jornada de qualificação para o CAN 2023, entre os Mambas e o Senegal, a 28 de Março próximo. A confirmação foi dada pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat.

Depois de muitas suspensões, eis que ficam dissipadas todas as dúvidas em relação à utilização ou não do Estádio Nacional do Zimpeto, palco que foi alvo de uma pré-inspecção, medida recomendada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) à Federação Moçambicana de Futebol (FMF).

Na altura, a CAF deu um prazo de 10 dias à FMF para que fizesse a pré-inspecção, o que caso não acontecesse poderia implicar a interdição do estádio para acolher os jogos oficiais, mormente a partida contra o Senegal, inserida nas eliminatórias para o Campeonato Africano de 2025.

Sem anunciar, o organismo que superintende o futebol moçambicano efectuou a pré-inspecção à noite, tal como avançou Feizal Sidat, recentemente, à margem da conferência de imprensa que tinha como mote o “dossier” Argélia.

Através de uma publicação, na sua página oficial das redes sociais, Feizal Sidat confirmou que os Mambas vão receber o Senegal no Estádio Nacional do Zimpeto em Março próximo, afastando desta feita a possibilidade de o combinado nacional receber a selecção senegalesa num terre neutro, tal como aconteceu em 2021, em que o conjunto moçambicano foi obrigado a realizar a partida contra o Malawi na vizinha África do Sul.

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol fez a publicação a partir de Cairo, na sede da Confederação Africana de Futebol, após efectuar uma visita de cortesia e depois de se reunir com os dirigentes do organismo que gere o futebol africano. Não se sabe ao certo se terá sido nesse encontro em que Feizal Sidat obteve a confirmação.

Assim, fica confirmado o encontro entre Mambas e Leões de Teranga para 28 de Março próximo, a partir das 18h00, em Maputo, partida de capital importância para o combinado nacional, que procurar qualificar-se para a sua quinta presença em fases finais do campeonato africano de futebol, após ter cometido essa proeza em 1986, 1996, 1998 e 2010.

Moçambique e Senegal lideram, neste momento, o grupo L de qualificação para o CAN, cuja fase final vai ter lugar na Costa do Marfim, com quatro pontos cada um, frutos de uma vitória e um empate. Os Mambas estão bem encaminhados para alcançar esse desiderato, o que caso aconteça, vai quebrar o enguiço de 13 anos sem marcar presença na mais prestigiosa festa do futebol africano.

As duas selecções defrontam-se primeiro em Dakar, a 20 de Março, para a terceira jornada e oito dias depois em Maputo, para a quarta jornada. Em caso de vitória nas duas partidas, os Mambas ficam com um caminho andado rumo ao CAN.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos