O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional diz que o ensino a distância está a dinamizar o sistema de ensino no país, mas defende a necessidade de cumprimento do regulamento com vista a garantia da qualidade de ensino. Neste âmbito, o ministro disse que o governo vai intensificar fiscalização das instituições do ensino técnico.
Moçambique conta com mais de 50 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas. Deste número, cerca de 25 por cento optam, também, pelo ensino à distância, capitalizando as tecnologias de informação e comunicação. Apesar de reconhecer o contributo do ensino à distância, o ministro do Ensino Superior e Técnico-Profissional defende o reforço da fiscalização como forma de garantir o cumprimento dos padrões de formação com qualidade.
Jorge Nhambiu falava esta sexta-feira na graduação de centenas de estudantes do Instituto Superior das Ciências e Educação à Distância, a quem desafiou a contribuírem para desenvolvimento do país.
Os 352 estudantes que graduaram esta sexta-feira são os primeiros formados no modelo à distância e online pelo Instituto Superior de Ciências e Educação à Distância.