O ensaísta e professor universitário Martins JC Mapera é o grande convidado para a sessão de conversa designada “Os meus livros de cabeceira”, organizada pela Associação Kulemba. Marcada para esta terça-feira, a iniciativa com leitores, autores e entusiastas de literatura vai iniciar às 18 horas, na Livraria Fundza, Cidade da Beira, devendo prolongar-se até perto das 19 horas.
Numa sessão descontraída, durante uma hora, Martins JC Mapera vai debruçar-se sobre os livros que, ao longo dos anos, contribuíram para que se tornasse um leitor e a autor consequente. De igual modo, a partir da sua experiência literária, o ensaísta vai referir-se à importância das obras literárias no seu processo de formação intelectual, ora chamando atenção para o poder da literatura na reconstrução da vida social, ora enaltecendo a função da leitura na consciencialização dos cidadãos.
A sessão com Martins JC Mapera desta terça-feira será a segunda da rubrica “Os meus livros de cabeceira”, depois de, no passado mês de Abril, a docente universitária Carla Karagianis ter inaugurado o encontro com autores e leitores na Livraria Fundza.
Martins JC Mapera é Professor Associado da Universidade Licungo, Doutor em Hermenêuticas Culturais pela Universidade de Aveiro em consórcio com a Universidade do Minho e antigo Director da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Zambeze. Actualmente, Investigador é do CECS — Universidade do Minho — Projecto Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal. Tem publicado, no âmbito da Crítica literária, estudos culturais, Sociologia da cultura, Sociologia da Comunicação, Comunicação Intercultural e Filosofia da Linguagem. É autor de Cinzas de cão: ensaios críticos de literatura (2018).