O País – A verdade como notícia

Xixel Langa e Wanda Baloyi apresentam-se no Franco esta sexta-feira

Foto: Franco

Xixel Langa e Wanda Baloyi darão início às celebrações organizadas pelo Centro Cultural Franco-Moçambicano, neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, com dois concertos intitulados “She is”, a ter realizarem-se esta Sexta-feira, a partir das 20h, no Jardim do Centro Cultural Franco-Moçambicano, na Cidade de Maputo.

De acordo com o Franco-Moçambicano, os espectadores terão a oportunidade de reviver temas já conhecidos de Wanda Baloyi, sendo, para Xixel Langa, uma oportunidade para a apresentação do seu mais recente trabalho discográfico intitulado “Vatekile”, o qual constitui convite a uma viagem pelo período colonial, onde os negros eram transportados em navios para serem comercializados, ficando assim distantes da sua terra natal. Com isto, Xixel encontra na música uma forma de fazer sentir o grito de repúdio à guerra e desgraça mundial do povo que foi afastado da sua terra, para que tal acontecimento não se repita.

Xixel Langa começou oficialmente a sua carreira artística, a solo, em 2003, tendo no mesmo ano, feito a sua primeira aparição pública. Participou de shows de bandas e artistas conceituados como Gito Baloi, Stewart Sukuma, Kapa Dech, Timbila Muzimba, entre outros.Em 2006, radicou-se na África do Sul, onde fez parte de umas das melhores bandas Sul-africanas: “Tucan Tucan”; assim como, fez parte de “Manding Khan”, como bailarina e vocalista de ritmos do Ocidente de África. Em 2018, foi melhor canção no Ngoma Moçambique. Em 2004, foi prémio revelação e melhor voz no Top Feminino.

Quanto a Wanda Baloyi, é uma artista que pertence a uma família de músicos, e pode ser descrita como uma cantora de “cocktail africana” e neo-soul, com interesse multilinguístico: inglês, português, zulu, changana e guitonga. Lançou o seu primeiro álbum intitulado “Voices” pela Universal Music, e ganhou o Melhor Arranjo Africano no “Kora Awards”; teve duas indicações “SAMA” e uma indicação ao “Channel Music Video Award”. Seu segundo álbum, com título “So Amazing”, foi seguido por “Colours” e “Love & Life”, com o qual ganhou, em 2015, o prémio de “Best Urban Jazz”, no Metro FM Music Awards. Até o momento, Wanda Baloyi já se apresentou em vários festivais internacionais e fez turnês pela África do Sul para promover o projecto “Love & Life”, que mereceu um remix internacional para uma de suas canções intitulada “Kisses”, remixado por Louie Vega.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos