O País – A verdade como notícia

ENH e Exxon Mobil apoiam agricultura na Manhiça

Água, material de lavoura e uma motobomba são as maiores barreiras que as mulheres camponesas de Paquete, no distrito da Manhiça, na província de Maputo, têm vindo a enfrentar na prática da actividade agrícola.
Mas estas barreiras ficaram para trás, pois estas camponesas passam a contar, desde hoje, com equipamentos modernos para a prática da agricultura numa área de cerca de 26 hectares oferecidos pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a Exxon Mobil. A cerimónia de entrega destes materiais foi dirigida pela ministra do Género, Criança e Acção Social, Cidália Chaúque.

Antes mesmo de proceder à entrega dos equipamentos, Cidália Chaúque visitou os campos de cultivo, onde foi explicada sobre as condições em que funciona a Associação das Mulheres Camponesas do bloco 4.

A Associação, constituída por 69 integrantes, entre mães solteiras, viúvas e outras mulheres que têm na agricultura a fonte de rendimento para sustentar as suas famílias, garante que vai fazer de tudo para que o material ora oferecido seja duradoiro.

“Há muito precisávamos de pessoas como vocês, pessoas amigas para que pudéssemos trabalhar juntos e nos ensinarem aquilo que não sabemos. Obrigada por tudo que nos deram, vamos usar e conservar muito bem”, assegurou Alice Matsolo em representação da associação.

Já a Cidália Chaúque enalteceu o gesto das duas petrolíferas, tendo dito que esta é mais uma forma para aumentar os rendimentos e consequentemente a segurança alimentar destas famílias.

“Com as condições que o nosso país tem, é possível o nosso país produzir e ter excedentes e a cadeia de valores para reduzir a dependência económica no meio das famílias”, sublinhou Chaúque.

Enquanto isso, a Exxon Mobil, parceira da iniciativa, explicou que a sua participação neste evento justifica-se pela necessidade desta organização ter de abraçar projectos no âmbito da responsabilidade social e identificaram-se com este por envolver mulheres e crianças.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos