No segundo e último dia da IX edição da MozTech, expositores elogiaram a organização da feira e dizem que, nos dois dias, firmaram novas parcerias que poderão aumentar a sua carteira de clientes. Em jeito de balanço, os participantes dizem que o país precisa de apostar mais na utilização da tecnologia.
As reacções foram tidas nesta quinta-feira, com o cair do pano da maior feira tecnológica no país, a MozTech, uma plataforma que se mostrou, mais uma vez, uma verdadeira montra tecnológica.
Durante os dois dias de realização da feira, 16 empresas e igual número de expositores estiveram disponíveis e dispostas a vender o melhor das soluções digitais que produzem e possuem.
Segundo os representantes das empresas expositoras, os dias 18 e 19 de Maio valeram uma semana a contar pelo número de novas parcerias e troca de contactos entre empresas e potenciais clientes.
Názaro Chitumia é representante da NC Softwere, uma empresa que traz uma solução tecnológica que permite a emissão de recibos e facturas em tempo real, em qualquer lugar, com destaque para vendedeiras, que geralmente trabalham em áreas sem acesso à corrente eléctrica.
“A nossa solução é essencialmente trazer a mobilidade para as pessoas. Nestes dois dias, o feedback foi bastante positivo, tivemos muita gente a visitar, com destaque para jovens estudantes e firmamos algumas potenciais parcerias”, disse.
Quem também levou uma solução tecnológica é a METROFILE, que faz uma avaliação positiva da sua participação.
“Foi uma feira bastante proveitosa. Estivemos a acompanhar os debates que foram acontecendo e conhecemos alguns aspectos anteriormente desconhecidos, o networking foi bastante produtivo, tanto que temos possíveis sociedades”, disse Gilberto Merione, em representação da METROFILE.
Possíveis para uns, mas há outros que já têm reuniões de trabalho marcadas, graças às oportunidades criadas pela MozTech, como são os casos das empresas SendIt, Paytech e TV Cabo.
“MozTech é o lugar ideal para mostrarmos as nossas soluções e darmos a conhecer aquilo que é o real potencial da comunicação que uma marca pode ter com o cliente. São sempre dias muito intensos, com muitas reuniões, com muitas oportunidades de negócios, por isso está a ser muito positiva a nossa participação nesta feira”, referiu Hugo Marcelo, em representação da SendIt, uma empresa que provê sistemas de envio de mensagens electrónicas em massa.
Fora a estas, tantas outras empresas que marcaram presença nesta feira saíram satisfeitas, porém queriam mais dias para interacção com engenheiros, técnicos de informática, estudantes e amantes da tecnologia, que ficaram maravilhados com cada descoberta.
Uma prova de que a tecnologia abrange todas as áreas é a presença na MozTech de Jéssica Morgado, uma gestora de Recursos Humanos que diz ter aprendido a necessidade de usar plataformas digitais mais flexíveis e abrangentes para a gestão do pessoal.
A feira recebeu, também, estudantes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Pedagógica de Maputo, que participaram dos debates, conhecerem mais sobre a área em que pretendem trabalhar e esclareceram algumas dúvidas.
Na sua edição número nove, a MozTech recebeu mais de 400 visitantes, que assistiram a mais de 10 apresentações de temas e soluções para tornar Moçambique cada vez mais digital.